segunda-feira, junho 21, 2004

Verdade seja dita

Não suporto as transmissões de futebol da TVI. São más, em tudo. Dos realizadores que não mostram situações caricatas que os comentadores referem, para mostrarem planos dos bancos, da falta de gosto geral na escolha das mulheres que filmam em grande plano (a SIC faz muito melhor trabalho, como se viu no Rússia-Portugal) e não me venham dizer que é por falta de matéria-prima, que, num Espanha-Portugal, caras larocas não devem faltar, à ideia peregrina de criarem músicas próprias da estação para cada evento (ridículas, em geral), tudo é manifestamente mau numa transmissão da TVI! Os comentadores, normalmente, são boçais, nem sequer sabem o que dizem. Aliás, ainda há dias, com 10 minutos de jogo, um comentador TVI fazia a brilhante afirmação que "ainda nada está decidido!". Meu caro, é óbvio que não! Ainda só tinham passado 10 minutos de jogo!!!

Enfim, a TVI é má. Isso já sabemos. Mas ontem, valeu a pena ver a transmissão, não só pelo resultado, obviamente, mas, sobretudo, pelos comentários do Mourinho. Goste-se ou não do homem, o gajo percebe daquilo até dizer chega! E viu-se isso mesmo ao longo do jogo. De uma frieza assustadora, mas clarividente na leitura do jogo. Ao longo de 90 minutos, tivemos direito a uma aula teórica de futebol, com exemplos práticos. Mais completo ainda, Mourinho deu-nos um vislumbre da sua atitude perante o jogo. Dois exemplos:

Perto do intervalo, a Rússia ganhava por 2-0 à Grécia. Resultado que, a manter-se, permitia que, marcando Portugal um golo, passassem as duas equipas ibéricas. Mourinho esclareceu-nos logo daquilo que faria caso estivesse no lugar de Scolari "É preciso fazer passar essa informação para o lado espanhol. Nos túneis de acesso aos balneários, seja como for, seria importante fazer chegar essa informação ao lado espanhol." Se encararam isto como uma guerra, Mourinho não se coíbe, portanto, de utilizar a propaganda e a espionagem.

Depois de marcado o golo de Portugal, Torres envia um remate à trave da baliza de Ricardo. Momento de grande emoção. Mourinho, impertubável, limita-se a dizer "A sorte também faz parte do jogo."

Bolas!!!

Mais a sério, gostei muito dos comentários de Mourinho ontem. Pela primeira vez, percebi porque é que uma equipa, por vezes, parece não jogar nada, onde é que está, afinal, a interacção dos vários sectores.