quarta-feira, junho 16, 2004

Tem pai que é cego... e xenófobo!

Sinceramente, eu gostava que alguém me explicasse a lógica da UEFA!

Segunda-feira, foi o festival que se viu em Albufeira. Esta noite, novos confrontos levaram à detenção de 34 adeptos ingleses. Novamente em Albufeira. Passo a citar:

"Tudo começou quando estes adeptos, cerca de 300 que entoavam cânticos racistas, começaram a atirar garrafas, copos, cadeiras e mesas de esplanada contra as forças de segurança destacadas para o local."

O Tony, numa das poucas declarações inteligentes que lhe conheço, diz o seguinte destes energúmenos:

"Sejamos claros, [os incidentes] são totalmente intoleráveis", disse Blair perante a Câmara dos Comuns. Para o primeiro-ministro a polícia portuguesa deve "agir severamente e garantir que aqueles que provocarem desacatos sejam alvo de duras sanções".

E a UEFA? Sim, o que é que tem a UEFA a dizer disto tudo?

Bom, o seu director de comunicação foi bastante claro:

"Incidentes como os que aconteceram em Albufeira acontecem todos os verões no Mediterrâneo e não têm relação directa com o futebol, por isso vamos deixar a polícia portuguesa fazer o seu trabalho"

Assim sendo, aquilo que se pode concluir é o seguinte:

Para a UEFA, incidentes provocados por multidões de adeptos de futebol embriagados, que actuam com contornos típicos de hooligans, nada têm a ver com o Euro 2004. Assim, também deverão ter dito o mesmo sobre as batalhas campais que vimos durante o Euro 2000, não? Mentira, como todos nós sabemos, pelo que vimos durante essa competição.
Mais, ficamos a saber que, para a UEFA, é normal "no Mediterrâneo" existirem batalhas campais no Verão, com centenas de pessoas envolvidas. Ah bom, ainda bem que me esclareceram sobre a vossa opinião em relação aos países mediterrânicos!

Adenda: Devido a ter-me baseado numa primeira notícia do Público, faltam alguns pormenores sumarentos à história, como vim a verificar em notícia mais actualizada.
Assim sendo, aqui fica a citação mais pormenorizada:

"Os desacatos começaram cerca da 01h30 desta madrugada, quando várias dezenas de adeptos começaram a entoar cânticos, o que atraiu ao local ainda mais ingleses.

De acordo com a GNR, os ingleses começaram então a provocar e agredir pessoas que circulavam na área.

Perante a intervenção gradual das forças de segurança, "assumiram comportamentos deliberadamente violentos", arremessando cadeiras contra as janelas de bares e todo o tipo de objectos contundentes contra as forças de segurança, afirma o Comando-Geral da GNR.

Cerca das 02h15, verificou-se um reforço significativo das autoridades, com recurso a forças de infantaria, cavalaria e militares acompanhados por cães, ao mesmo tempo que era dada ordem de encerramento a todos os bares."