sexta-feira, setembro 24, 2004

A verdadeira importância dos blogs

A propósito do metabloguismo, surge, por portas travessas, um artigo de opinião particularmente interessante na edição de Outubro da Exame Informática.
Diz John Dvorak, acerca da evolução dos search-bots e sua influência no mercado das dot-com, o seguinte:

"Será interessante ver como as acções do Google se comportam. Acho que a empresa é criativa o suficiente para se dar bem, tanto quano o Yahoo!, ou ainda melhor. Pelo menos tem tentado fazer algo além de rastrear informações na Internet. (...) O Google avançou com a metodologia de ranking, que considera relevantes os sites com mais referências em outras páginas do que os que não têm nenhuma. (...) O próximo grupo que fará história entre os pesquisadores terá de, no mínimo, fazer tudo o que os outros fizeram (...) A metodologia de busca deve ser refinada além do page ranking, que já não funciona por causa de blogues e outros sites interactivos que citam uns aos outros várias e várias vezes."

Estaremos nós involuntariamente a fazer parte de uma espécie de Capitalismo Participativo, em que o boom de blogs e sites pessoais com o hábito (vício?) da citação e da auto-citação obriga a que as empresas líderes de mercado na área da Novas Tecnologias refinem os seus critérios de trabalho e desenvolvam novos produtos, mais complexos e, por conseguinte, mais eficazes, ou, em alternativa, a diversificarem o leque de serviços que oferecem? E qual é o nosso real poder neste mercado, como força de influência na sua própria evolução?