quarta-feira, novembro 17, 2004

"Soltem os prisioneiros... Em todo o mundo há prisioneiros..."

Ouvi há pouco essa eminente figura do show-biz televisivo [NOT!] que é o Jorge Gabriel falar sobre a forma como conseguiu libertar-se do vício do tabaco, bem a propósito, visto o governo anunciar que dentro de seis meses será proibido fumar em bares, discotecas e locais de trabalho fechados.

Dizia o Jorginho que os não-fumadores devem dar a mão aos fumadores e ajudá-los, para que se libertem desse problema. É um silogismo comum em neo-liberais e seres unicelulares que se arvoram em pensantes moralistas e politicamente correctos, esta ideia da "libertação". Parece que são eles que nos vão "libertar", a nós, pobres almas caídas na tentação e no pecado. Também os EUA quiseram "libertar" o Afeganistão e o Iraque desse "problema" que é o Estado islâmico, com os resultados que se têm visto.

Só nunca se lembram, nestes meandros do raciocínio, de pensarem, just once!, em nos libertarem da sua presença incomodativa, ridícula e moralista. Eu "liberto-me" quando eu quiser, não quando um bando de bons-samaritanos não-fumadores me quiserem dar a mão, para ajudarem à "libertação" (isto quase parece paleio evangélico, terá a amizade do Jorge Gabriel com o Padre Borga esfriado?)...

Quanto aos bares e discotecas, das duas, uma:
ou não vão cumprir a lei ou parece-me que muito negócio vai à falência dentro de seis meses...