sexta-feira, janeiro 21, 2005

Proximidade

Tenho de quando em vez o hábito de dar uma vista de olhos por alguns blogs que, não estando linkados, gosto de ir acompanhando. Não são a minha leitura diária, esses sabem bem quem são, mas são blogs que gosto de ir acompanhando espaçadamente. Ao que parece, alguns desses (e outros) deixaram a actividade bloguista.

Há no acto de manter um blog um misto de gozo pessoal, narcisismo e teste de resistência. Já aqui disse que considero um blog como um projecto pessoal, que se rege pelas regras que os autores definem à partida. Mas nada impede que estas regras sejam alteradas a qualquer momento. Tal como na vida. Nada me impede de alterar a forma como encaro a minha vida, a minha atitude perante ela (eu sei que não é bem assim, existem sempre condicionantes externas, mas no plano ideal é mesmo isto que acontece) e, em último caso, nada me impede de a terminar quando muito bem me apetecer. Os blogs são também assim. Nada impede um blogger de terminar o seu blog. Eu próprio já pensei fazê-lo, até mais que uma vez.

Creio que a permeabilidade a essas alterações deriva muito das motivações que cada um tem para o ter criado e não só da personalidade do indivíduo por trás daqueles posts. Nos casos em que as motivações e as temáticas se enraízam directamente na vida real de quem escreve, há que contar com as voltas que essa mesma vida dá. É por isso que "nesses dias o 'delete' é o botão mais próximo.", o que também deixa a porta aberta para um 'reboot'.