sexta-feira, setembro 10, 2004

Oh brother, where art thou?

Como saberão aqueles que por aqui passam regularmente, estive afastado da festa blogueira, exceptuando algumas brevíssimas visitas com direito a posts algo acanhados. É por isso que mais me espanta, no meu regresso, a aparente apatia em que mergulhou a blogosfera na minha ausência. Calma, juventude, eu já voltei, podem tornar a comentar e a escrever e a sentir o Sol brilhar nas vossas vidas! Mais a sério, estranho o marasmo entretanto emergente nesta, até há bem pouco tempo, enérgica comunidade. Estaremos deslumbrados com a recente vaga de 1ºs aniversários?

Setembro de 2004 d.C., toda a blogosfera está ocupada pelas forças situacionistas. Toda? Não! Uma pequena aldeia resiste ainda e sempre ao invasor (católico apostólico) romano!
É esta a ideia com que fico quando recupero os últimos posts hiper-cacaolóricos. O mais estranho? É que essa ideia surge-me naquele que seria, à partida, o post menos evidente (Até breve, Clara...) para uma tomada de consciência desse género.

Como já devem ter percebido, até pelo que eu próprio vou tentando fazer do Litanias (ainda que nem sempre com grande sucesso), sou adepto de blogs com convicções, engagés, politica ou socialmente, com interesses culturais e artísticos, que consigam por vezes manter uma saudável infantilidade e que não neguem a existência de sentimentos. Gosto de blogs onde se percebe um pouco daquilo que quem os escreve está a passar, a dado momento. E foi isso que sempre me atraiu nestas meninas, o amor que destilam regularmente, para nossa felicidade (e invejazinha, confesso!). Infelizmente, nem toda a gente percebe o significado dessa palavra, apesar de se perfilarem como representantes de uma determinada postura social que se baseia, supostamente, no Amor. E isso leva-me a pensar numa atitude que, por princípio, condenaria.

Por princípio, condenaria qualquer posição censória, como aquela que a sara se propôs fazer. Por princípio. Mas há outros factores a ter em conta. Primeiro que tudo, considero que os blogs, como projectos pessoais que são, têm a liberdade pessoal inerente ao seu autor para se manter uma determinada linha, ou determinadas regras. Sobretudo, quando alguém coloca em causa a dignidade dos próprios autores, insultando-os ou desenvolvendo argumentos (?) atentatórios dos princípios básicos defendidos pelos próprios.

Sim, defendo a liberdade de expressão. Sim, gosto de um bom debate de ideias em que nem toda a gente tenha a mesma opinião. O que não admito é que se coloque em causa o debate de ideias com argumentos falaciosos ou, pior ainda, que se façam ataques pessoais velados, para, quando se verifica a total discordância dos restantes intervenientes, se gritar "Aqui d'El-Rey, que me estão a querer calar, ai ai, a liberdade de expressão, logo eu que sou tão respeitador!". Isso, nem à lei da bala! Quem insulta, que assuma (e que assuma as consequências do seu acto, se elas existirem)! Felizmente, tirando uma ou outra excepção que, de tão patética, nem me merece preocupação de monta, o Litanias nunca foi alvo da presença de abutres desse género. Provavelmente, isso deriva do facto de eu ser um jovem europeu caucasiano, do sexo masculino, heterossexual. Realmente, eu pareço fazer parte da "classe privilegiada". Só me falta o pai industrial ou a mãe socialite e viver num qualquer sítio "bem". Este conjunto de factores facilita-me a vida, provavelmente. Mas não apaga em mim um conjunto de princípios.

É norma minha não apagar comentários nem banir ninguém. Mas, como todas as normas, esta também é passível de alteração. Nunca senti necessidade disso. Mas consigo compreender quem sinta. E serve isto tudo para dizer que sendo, por sentido democrático, contra qualquer tipo de atitude censória, percebo que o autor de um blog decida banir um determinado utilizador que se manifeste de forma insultuosa e provocatória para com os autores e para com as posições defendidas pelos mesmos.

Tal como compreendo e apoio a decisão da sara, caso se venha a verificar, assumo que qualquer atitude que vá contra os meus princípios e contra aquilo que é a posição social por mim defendida no Litanias receberia a mesma resposta da minha parte, caso fosse proferida nos termos injuriosos que tenho lido ao longo dos tempos no estaminé das cacaos.

Esclareço:
sendo um blog um projecto pessoal e que se baseia, normalmente, no gozo pessoal ou na expressão através de um novo meio de comunicação, com regras próprias, de opiniões ou posições, ou até mesmo na defesa de causas pessoais, não há lugar ao respeito de uma liberdade de expressão que alguns parecem querer tornar num direito ao insulto gratuito. Tal como eu não aceito determinados comportamentos em minha casa, também não os aceitaria no meu blog. E, sendo assim, manifesto o meu total apoio a quem quiser banir utilizadores grosseiros, repetitivos (a raiar o persecutório) e de total desrespeito intelectual pelos restantes utilizadores.

É disto que muitas vezes nos esquecemos. Que a blogosfera ainda é (felizmente!) um espaço feito das vontades pessoais de cada um. Onde cada um de nós é livre de fazer o que bem entender com o seu próprio projectozinho. E que quando decidimos partilhar com os outros aquilo que escrevemos, não temos, necessariamente, de estar dispostos a ouvir determinado tipo de comentários.