terça-feira, agosto 24, 2004

Terapia

A evolução natural das coisas leva a que nem tudo seja saboreado da mesma forma que era, no passado. Talvez por isso me sinta um pouco desligado, à margem dos acontecimentos. E pela rotina da falta de rotina. Volto ao "Good morning", intercalado com "Ça va?", café da manhã para mim, "Ó... Como é que ele se chama? Passas-me aí o pão?... Eh pá, desculpa lá, queria o chocolate, também... 'Brigadinho!". Percebo então que são muitos, já. Cometas, que passam rapidamente e que quase nunca temos oportunidade de rever. Alguns têm caudas muito longas. E também outros que passam mais regularmente.

Têm regras próprias, estes ambientes. Tudo se joga em 15 dias, ao nível do relacionamento entre as pessoas. Tudo aquilo que fizermos (ou não fizermos) será, provavelmente, tudo aquilo que o outro reterá de nós. Também por isso tudo ganha outro significado. O hábito leva a que seja cada vez mais cínico, em relação a isso. O tempo ensinou-me a lidar com estas situações, prever o que se passará a seguir. E saber muito bem até onde ir e aquilo que nunca, mas nunca!, se faz.

Novos conhecimentos a cada dia. Há sempre mais alguém com quem ainda não falámos. É o prazer da descoberta. Ensombrado pelo fantasma da ausência, que persiste. E me obriga a agarrar-me à realidade fantasiosa que criámos para estes dias, como forma de não deixar que a tua imagem me comande a cada momento que passa.

Consegui não pensar em ti quase um dia inteiro. Típico de um toxicodependente em recuperação, este contar das pequenas conquistas, como se de grandes passos se tratassem. Lembrei-me antes dos amigos passados. Daqueles que ficaram e daqueles que até já foram um pouco esquecidos.