quarta-feira, junho 08, 2005

A César o que é de César

Falar do próprio blog em posts é um exercício profundamente narcísico. Tal como os meta-posts de que o Pedro Mexia falava há já muito tempo atrás (tempo blogueiro, entenda-se), é quase um exercício de estilo, uma demonstração de vaidade. No entanto, neste caso escrevo um post sobre o meu próprio blog com um intuito quase inverso.

Numa das caixas de comentários abaixo o Marcos informou-me da sua intenção de alterar o meu posicionamento na sua lista de links, por forma a poder visitar-me mais amiúde. Agradeço a gentileza e a distinção por parte do autor daquele que considero como um dos melhores (senão o melhor) blog sobre Arqueologia em Portugal. No entanto, mal li aquele comentário tive receio que acontecesse aquilo que veio, afinal, a acontecer. O Marcos levou a sua gentileza ao ponto de me colocar juntamente com os restantes blogs de Arqueologia que tem linkados. É, naturalmente, uma honra. No entanto, creio ser uma honra injustificada. Quem conhece o Litanias e o lê mais ou menos regularmente sabe, seguramente, que este não é um blog de Arqueologia. É o blog de um arqueólogo. O que é muito diferente. É um facto que, por vezes (raramente), abordo o tema da Arqueologia por aqui. Mas, como decerto o próprio Marcos já deve ter reparado, faço-o geralmente em tom de brincadeira e sem fazer grandes reflexões sobre o tema. Por um motivo, o Litanias é um blog pessoal, de reflexão pessoal, de brincadeira e partilha com amigos e demais visitantes de pensamentos, ideias, sentimentos, estados de alma, opiniões sobre a actualidade. Enfim, é um blog de tudo e de nada. Há já muito tempo que tenho o ensejo de fazer um blog específico sobre Arqueologia. A crónica falta de tempo e disponibilidade mental, bem como a falta de colaboradores (visto ter preferência em que um blog desse género seja colectivo) são os principais motivos para que esse projecto ainda não tenha arrancado (e também não creio que seja proximamente). É a minha plena consciência de qual o meu lugar e de qual o lugar do Litanias na blogosfera que me leva a agradecer uma vez mais ao Marcos tal distinção, mas também a considerar que o lugar do Litanias talvez não seja junto dos "Picos e Colherins".

De qualquer forma, deixo isso ao critério do Marcos, como é evidente. Gostaria apenas de fazer aqui essa ressalva.