domingo, julho 03, 2005

Bullets over Broadway

A NASA vai, mais uma vez, tentar uma daquelas proezas que nós achamos que só eles é que conseguem fazer. A sério, sempre achei que os gajos que trabalham na NASA têm uma sorte do caraças! São pagos para terem as ideias mais mirabolantes que possamos imaginar e pô-las em prática! Tudo isto com motores de milhões de cavalos de potência e máquinas voadoras de 40 e tal andares! É muita fruta!

Desta vez, a NASA (gandas malucos!) vai tentar acertar com um projéctil no núcleo de um cometa, na esperança de conseguirem obter novas informações sobre a formação daquele tipo de corpos celestes. Esse projéctil vai ser lançado a partir de uma sonda. Ou seja, é suposto acertarem num alvo em movimento, sendo o lançamento feito também em movimento. É de loucos, convenhamos. Mas o mais certo é conseguirem. E os meses de cálculos que um daqueles geeks fez numa sala obscura afinal tinham razão de existir.

Breve nota acerca das subtis diferenças de desenvolvimento entre vizinhos: nos jornais on-line portugueses a única informação relativa a isto que encontrei foi esta, em que a cratera gerada por este projéctil é descrita como sendo do tamanho de um estádio de futebol. Já os vizinhos aqui do lado, além da magnífica animação (quase um documentário!) que acompanha a notícia, descrevem a mesma cratera como sendo do tamanho do Coliseu de Roma. São estas pequenas coisas...