segunda-feira, agosto 09, 2004

Exploração mediática

O canal hispânico 62, de Los Angeles, estreou no mês passado o reality-show "Gana la verde". Pormenor que interessa saber deste programa? Promete ao vencedor, em troca de uma série de provas, a obtenção do Green Card, ou seja, a sua legalização como emigrantes nos Estados Unidos.

"Limpar as janelas de um edifício com mais de 20 andares, ou comer escorpiões vivos, foram apenas algumas das provas que os concorrentes já tiveram de ultrapassar no concurso". Pois claro, necessidades básicas de qualquer emigrante hispânico nos EUA, não é? Implicitamente, mostra-se para que quer o Estado norte-americano um carregamento de imigrantes hispânicos: para lavar janelas de arranha-céus, no que seria uma deliciosa ironia estereotipada, não fosse o enorme desrespeito pela dignidade humana implícito.

O "génio" por trás desta ideia, Lenard Liberman* (é impressão minha ou este senhor deve ser judeu?) diz o seguinte:
"Quando se está no mercado hispânico, percebe-se que a imigração e a legalização são o principal assunto. Os imigrantes querem poder ganhar a vida e não estar sob a pressão de não saber se vão poder cá ficar ou não (...) Podíamos fazer um programa em que oferecêssemos ao vencedor um prémio em dinheiro, ou um forno. Mas eu pensei que o melhor prémio para um imigrante a viver nos Estados Unidos seria ter uma prestigiada firma de advogados a tratar do seu caso. Isso não tem preço".

Ou seja, o melhor prémio para um imigrante ilegal nos Estados Unidos é ser denunciado por um programa de televisão, criado por uma empresa cujo próprio nome denuncia a jewish connection. Irónicos, de tão vis, estes meandros norte-americanos...

*vice-presidente da Liberman Broadcasting