sábado, março 26, 2005

The Big Picture

A escolha era para mim evidente. O difícil era encontrar o parágrafo, não tenho o hábito de marcar, sublinhar ou anotar livros. É talvez o meu lado mais religioso, esta relação com os livros. Como se ao escrever neles os traísse e aos seus autores. É uma parvoíce minha, bem sei, mas não consigo até ao momento deixar de agir desta forma. Alguns minutos mais tarde que o estritamente necessário, encontrei-o, felizmente! Da morte, da arte, do amor. Da morte ou da arte do amor? Whatever, all that matters is the big picture...

"A morte é mais de que o amor, ou não é. A arte é mais do que o amor, ou não é. O amor é mais do que a morte e a arte, ou não é. O assunto é este. Este é o assunto. Isto é que é.

O que nos afasta deste assunto é a perda. A perda dos que amamos, do oriente, da esperança, do sítio onde íamos no livro. A perda é mais do que o amor, ou não é. Mais do que a arte, ou não é. A "quarta função" de Darius Cama somava ao esquema tripartido da cultura indo-europeia (soberania religiosa, força física e fertilidade) o necessário conceito existencial do estranho, do intruso, o homem separado, o divorciado excluído, o aluno expulso, o oficial exonerado, o estrangeiro ilegal, o nómada desenraizado, o que não acerta o passo, o rebelde, o traumatizado, o fora-da-lei, o pensador maldito, o revolucionário crucificado, a alma perdida.
As únicas pessoas que vêem o quadro todo são as que saem da moldura."

Salman Rushdie - O chão que ela pisa

Mais um excerto literário neste desafio. Façam-no também, se vos aprouver.