segunda-feira, abril 04, 2005

Ópio do povo

Não sei se alguma vez mencionei o facto de trabalhar (quase) exclusivamente com mulheres. Só neste momento, estão aqui (pelos corredores, gabinetes, salas e afins deste edifício) 9. Nove! Até há quem ache piada a isso. Até eu consigo. A sério. Apesar de achar que é bem menos cansativo trabalhar com homens. E bem menos barulhento. Mas não me chateia nada trabalhar com mulheres, até tenho um dia-a-dia bem calmo, bem vistas as coisas.

Este fim-de-semana a religião do Consumo ergueu um novo templo, bem perto de mim. Finalmente, começou o ataque a uma área que, até agora, era livre de grandes centros comerciais. Enfim, "grande" é um eufemismo. Falamos do "basic-shopping-center-kit", 70 lojas, 3 cinemas, área de restauração, bowling (ah, que seria de nós aqui na "terra" sem um bowling...?), supermercado e afins. O básico, como vêem. Nada de novo, os cinemas são Castello Lopes, o edifício tem um geral mau-gosto (exterior, pelo menos) que faria com que, num país civilizado, os seus construtores fossem processados por atentado ao mau-gosto e poluição visual. Nada de novo...

O que me irrita no facto de trabalhar só com mulheres? É o facto de, Segunda-feira de manhã, dois dias após a inauguração desse monte de esterco comercial, quase todas já lá terem ido (algumas mais que uma vez), dizerem-me que não compreendem o porquê da minha opinião sobre o espaço e ainda me responderem, em defesa dos tão magnânimos promotores do negócio que "finalmente, um cheirinho a civilização!"... É no que dá trabalhar com mulheres. Ou melhor, com estas mulheres, que, por mais modernas que se tentem mostrar, não conseguem fugir à solução simples, formatada e pronta a comer. Que, à mínima ideia de fuga ao triângulo "casamento-filhos-consumo fácil é bom", se persignam mentalmente, com horror à mera ideia de sair dos parâmetros considerados normais (e normalizados) por esta sociedade podre em que nos fazem viver.

E custa-me ver que, ainda assim, mais facilmente será este o caminho pelo qual os portugueses (homens e mulheres) vão seguir.