terça-feira, abril 05, 2005

Razões para uma decisão antecipada

Já tinha decidido fazer isto anteriormente. Mas tinha também pensado fazê-lo só daqui por alguns dias. No entanto, visto que se verificou uma tendência para o aumento deste tipo de situações, decidi que esta medida passa a ter efeito a partir deste momento.

Nunca escondi de ninguém que considero um blog um projecto pessoal, sujeito a humores e vontades do autor. Tal como às regras por ele impostas. Para aquele(s) que têm aparecido de novo por aqui, podem procurar nos arquivos, existem vários posts em que refiro essa mesma opinião. Assim sendo, as regras de funcionamento de um blog são passíveis de alteração quando o autor assim o entender. Aliás, tal como a sua própria existência.

Não é segredo para ninguém que me conheça que não gosto de comentários anónimos no Litanias. Por uma questão de educação. Gentileza. Para com quem vos recebe num espaço próprio, se expõe e deixa aberta sempre a possibilidade de contacto directo. Considero o comentário "anónimo", que não permite reciprocidade senão a poluição do nosso próprio blog, uma atitude infantil. Faz-me lembrar o "bate e foge". Para aqueles que me aconselham aulas de etiqueta, aconselho eu que pensem antes de abrir a boca e ponderem as suas próprias atitudes. Verão que talvez tenha razão (mas se não entenderem assim, também é para o lado que durmo melhor).

É por isso que, doravante, o Litanias passa a ter uma regra, de que informo desde já todos os visitantes:
qualquer comentário realizado (sobretudo por comentadores que não sejam habituais no blog) sem que seja deixado contacto (e-mail e/ou homepage) será apagado mal seja detectado. Nunca apaguei comentários em 18 meses de Litanias. Pelos vistos, há mesmo sempre uma primeira vez.

Só me dou ao trabalho de escrever esta nota por respeito para com aqueles que são os que eu considero "amigos da casa". Não é para me justificar perante um ou mais indivíduos que achem que são muito engraçados e que eu é que sou o mal-educado. Aliás, quanto a uma certa falta de "politeness" de que sou acusado por uma certa "Madame da Fonte Azul" (que provavelmente se chama também "roberto", agente secreto", "vanessa carina" enfim, cada qual pode chamar-se aquilo que muito bem entender), apenas tenho a dizer o seguinte: o blog é meu; as regras são as minhas; eu não preciso de 300 mil comentários, não é por isso que ando por cá. Assim, quem não gostar da forma como as coisas funcionam por aqui ou da forma como me dirijo às pessoas, é convidado a não voltar. Eu não preciso das vossas visitas para nada. Não sou nenhum adolescente em busca de conhecer "bué de ppl" nem de subidas vertiginosas em quaisquer rankings, não me vou sentir triste e abandonado por não poder contar com as vossas "visitinhas". Pelo contrário, até agradeço, por uma questão de higiene.

Aos que não são contemplados com esta informação, desculpem o tom ríspido. Mas a paciência tem limites. Sobretudo a minha, o que não será novidade para os que me conhecem. A qualquer novo visitante que não se enquadre naquela descrição, as minhas boas-vindas!