quarta-feira, julho 21, 2004

Logo pela manhã?!

Saio de casa pronto para ir trabalhar e dou de caras com uma carrinha à minha frente que me faz pensar se o fecho da Feira Popular não foi, afinal, uma reconversão em negócio ambulante. Quando me aproximo, a primeira coisa que me chama a atenção é o coração com uma luz vermelha a piscar na traseira. Frases como "Salve o bebé", "STOP "pena de morte" do bebé e castigo da mãe" ou "Quero sair e viver" chamam-me a atenção. E percebo então o que se passa.



Uma "acção de informação móvel", onde, com o beneplácito do lema "Ciência-Razão", se chama a atenção para pormenores como "ao 18º dia o coração já bate", como se a Ciência não baseasse a sua concepção de vida em outros critérios que não propriamente o bater do coração. Onde se mistura tudo, abraçando a "Vida, o Amor Responsável (seja lá o que isso for) e as dignas condições de mãe", repudiando "Guerras". É preciso esclarecer que, para estes senhores, guerra é sinónimo de mortes, desamor, miséria e exploração. Devo então presumir que os senhores acham que a interrupção voluntária de gravidez e todas as questões em torno dela são uma guerra?



Aquilo que eu acho curioso é que se oferecem para ajudar, entre outras, as grávidas que pensem fazer um aborto. Gostava de saber como, se lhes dão umas palmadinhas nas costas e lhes falam do amor incondicional da mãe pelo seu filho. De qualquer forma, continua a ser uma posição hipócrita, onde se diz que não se condena a mulher pelo aborto (dizem), mas onde se continua a falar do aborto como "pena de morte". E se misturam argumentos com vista a dissimular o discurso.

Por trás daquele "amor responsável" está o quê, o recurso a contraceptivos ou a abstinência sexual? O Sol que nos ilumina, com a Ciência convenientemente guardada no seu seio, é a iluminação divina para nos guiar para o (vosso) caminho certo?

Duvido, sim senhor, destes beneméritos que se dispõem a ajudar os outros, com slogans deste tipo. Posso estar enganado, mas duvido até me provarem qual é a verdadeira doutrina por trás de todo aquele "amor sobre rodas". Ou até vir um novo referendo sobre a IVG, para ver qual a posição destas organizações.